quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lição de história: Iugoslávia e a Vila do Chaves

Muitos não entendem e fazem confusão sobre a fascinante e conflituosa história dos países dos Balcãs, especialmente os da ex-Iugoslávia. Para facilitar o entendimento, segue abaixo uma lição de história resumida e mesclada com algo que é muito comum a milhões de brasileiros: o seriado Chaves.

A Iugoslávia era formada por 06 países diferentes: Sérvia, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro. Consideremos então estes países específicos como a vila do Chaves.

A Romênia, Bulgária, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Rússia, Ucrânia, Belarus, etc.. são do mesmo bairro da vila do Chaves, vizinhos. Mas foquemos agora só na Vila do Chaves (ex-Iugoslávia)  

A Sérvia é o Seu Madruga. Ótima pessoa, gente boa toda vida, mas ficou 14 meses sem pagar aluguel ao Seu Barriga (que aqui nessa história representa a União Européia/EUA/Ocidente). Além disso, o Seu Madruga já causou certos problemas e conflitos na Vila, pois como estava devendo demais ao Seu Barriga, em certa ocasião o Seu Barriga cortou a água da vila e todos ficaram revoltados com o Seu Madruga. Afinal, ninguém pode ousar se revoltar contra seu Barriga (Ocidente/UE/EUA) e seu apetite voraz não é mesmo?

A Croácia é a Bruxa do 71. Paga o aluguel em dia e tem aquela pose de dama respeitável. O Seu Barriga e toda a Vila acham que ela é uma Sra digna, de respeito e honesta. Ela passa essa imagem, mas dentro de casa escondida faz alguns feitiços sem que o Seu Barriga nem ninguém da Vila desconfie de nada, e a grande maioria destes feitiços são para afetar o Seu Madruga (Sérvia).

A Eslovênia é a Dona Florinda: única moradora da Vila que faz questão de pagar o aluguel adiantado. O Seu Barriga (União Européia/EUA) a considera como a inquilina exemplar, um modelo a ser seguido. Mas por pagar o aluguel adiantado, tem o nariz meio em pé e se acha melhor do que todo mundo, mas mora no mesmo cortiço (leste europeu) que o Seu Madruga e todos os outros inquilinos. 

O Quico sendo cidadão esloveno, tem os melhores brinquedos e as melhores roupas da Vila. Só o Nhonho tem melhores brinquedos que o Quico, mas é que o Nhonho é cidadão da Europa Ocidental, um bairro rico mais afastado e vai visitar a Vila (leste europeu) apenas pra passear. A Pópis a mesma coisa. Como são de bairro de gente rica (Europa Ocidental), são chiliquentos e mimados.

A relação da Sérvia com Montenegro pode ser exemplificada pela relação entre a Dona Florinda e o Professor Girafales. Os dois se amam de paixão, mas na hora que eles vão se beijar sempre alguém interrompe e eles nunca se beijam ou assumem um namoro sério.

A Macedônia é o Carteiro Jaiminho. Ninguém lembra que o Jaiminho existe, assim como ninguém lembra que a Macedônia existe. A Albânia e o Kosovo são o Tripa Seca e o Quase Nada. Pelo sim pelo não, é melhor manter distância.

A Vila também é frequentada eventualmente por muitos ciganos que tentam te enrolar vendendo chapéus, sapatos e roupas usadas. A não ser que você tenha realmente interesse em comprar algumas dessas quinquilharias, o mais seguro a fazer é evita-los, apesar de serem gente boa na essência.

Por fim, a Bósnia é o Chaves. Apanhou a vida inteira de todo mundo desde que nasceu, principalmente do Seu Madruga (Sérvia), e todo mundo assiste o Chaves apanhar do Seu Madruga e ninguém aparece pra defender. A Chiquinha, filha do Seu Madruga, é cidadã sérvia e, sendo assim, adora dar uns cascudos no pobre do Chaves. Mesmo apanhando de todo mundo, o Chaves continua morando na Vila no seu humilde barril e se virando como pode pra sobreviver, vendendo churros, garrafas vazias, lavando carros, etc..

Na casa do Seu Madruga (Sérvia), você será sempre muito bem recebido e poderá tomar um café e comer um delicioso sanduíche de presunto da mesma forma que na casa da Dona Florinda (Eslovênia) com seus cafés e biscoitos ou na casa da Bruxa do 71 (Croácia) com um franguinho assado na hora ou bolo.

 A diferença é que na Eslovênia e Croácia o sanduíche, o café, biscoitos e bolo ficam prontos na hora, e na casa do Seu Madruga (Sérvia) às vezes nem pó de café tem pra fazer, tem só água e pão amanhecido, daí Seu Madruga tem de ir na venda da esquina comprar café e pão fiado. Em compensação, a companhia do Seu Madruga é a melhor, pois ele tem sempre boas estórias pra contar e está sempre alegre, sempre rende boas risadas ir na casa do Seu Madruga.

O criador do seriado Chaves é o Roberto Gomes Bolaños. O criador da República Socialista Federativa da Iugoslávia foi o Marechal Tito. No seriado Chaves, todos os atores no início eram amigos, uma família, mas aí o ator que fazia o Quico brigou com o Bolaños, que brigou com a atriz que fazia a Chiquinha, e a dona Florinda ficou com esse largou pra ficar com aquele etc, cada um quis ter sua vida própria, e aquele ideal de irmandade se foi, e com isso infelizmente o seriado Chaves acabou.

Com a Iugoslávia era a mesma coisa, todos viviam felizes como irmãos. Foi só o Marechal Tito morrer que cada um quis ter seu próprio país/programa de TV, o seu próprio show, um brigar com o outro e assim a Iugoslávia, tal como o seriado Chaves, deixou de existir.

Fim da história.


Att.,

Bruno Gonçalves – 12 de julho de 2012