O príncipe das trevas morreu
Acordei recentemente com a notícia de que o “Príncipe das Trevas” partiu. Ué, como assim? Alguém que, reza a lenda era imortal, até comeu um morcego num show?
Ozzy, você veio a este mundo apenas para nos fazer sorrir, né? Um cara que não tinha escrúpulo nenhum em falar de suas desgraças. Você era o Maradona do rock. Seu pai trabalhando em serviços braçais diversos, meio ausente, sua mãe trabalhava numa fábrica. Você tentou até suicídio…. levando uma vida de merda na classe baixa operária de Birmingham, criado no pós-guerra numa cidade cinzenta, fria, sem graça, da sua Inglaterra. Até abuso sexual sofrestes… Mas você não sucumbiu, quis algo mais. “Ah, sei lá, vou montar uma banda.” E você criou o Black Sabbath. E daí o resto é história.
Graças a ti, legiões de adolescentes deslocados da vida como eu em todos os sentidos, fisicos e espirituais, ganharam voz.
De trevas você não tinha nada. Criaram uma fama que você mexia com “forças ocultas do mal” pra fazer sua música etc..Suas trevas foram exclusivamente internas, nunca fizestes mal a ninguém, só a si mesmo. Você ria de tudo. Suas trevas foram o que a vida lhe impôs. Não há relato de um único fã que foi destratado por ti, que você não o tratou com sorriso de criança.
Suas trevas também foram seus demônios internos e sua autodestruição em quantidades industriais de álcool e drogas. Mesmo assim fostes um sobrevivente. Mas o céu, onde agora estás, com os deuses do rock, blues — Elvis, Kurt Cobain, Jim Morrisson, Janis Joplin, Little Richard, B.B King, Amy Winehouse, Freddie Mercury, Chuck Berry, Tina Turner, Jerry Lee Lewis, Ray Charles, Johnny Cash e tantos outros — está mais feliz. Sua simplicidade, seu sorriso, sua capacidade de brincar com suas próprias desgraças deram voz a milhões. Até com sua demência e doença após décadas de abusos você zombava. Estava sempre sorrindo.
No alto da sua simplicidade, você quis fazer um show de despedida na sua Birmingham. Exatamente duas semanas antes de morrer. Sabendo que estava para morrer fez um show sentado, acometido por Parkinson e demência. Você fez o show inteiro sentado num “trono”, pois nem em pé conseguia mais ficar. Mas o “Principe das Trevas” merece um trono. E foi impecável. O mundo parou para ver sua despedida.
E seu funeral na sua Inglaterra foi como o da Rainha Elizabeth, Lady Di, e milhões pelo mundo sentiram-se como se tivessem perdido aquele irmão mais velho, pai, avô ou tio “meio “maluco” mas que fazia todos sorrirem.
Se cuide aí em cima. Mesmo que você queira não poderá mais se autodestruir. Aí no céu deve estar uma festa, com seu sorriso, sua simplicidade. Deus, Allah, Jesus, Buda, Javé etc. devem todos estar juntos, dançando por sua causa, né? Juntos claro com os outros ‘Deuses e anjos do rock” que também foram cedo demais.
Como diz talvez a música mais famosa de sua carreira solo, “Mamma I’m coming home”, volte pra casa Ozzy, vá reencontrar sua mamãe e vá na paz. Suas trevas que eram só internas, finalmente acabaram. Você descansou., Aí no céu tenho certeza que só tem gente boa lhe esperando pra te receber, dar um abraço. Você fará falta a milhões cá embaixo, embora o céu e as estrelas estejam dançando numa farra astral por sua chegada aí.
Att.,
Bruno Gonçalves – Agosto de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário